Ver a resolução de questões costuma ser uma boa maneira de estudar. Eu recomendo que primeiramente o aluno leia atentamente a questão e reflita sobre como ele tentaria resolver, ou o que ele lembra sobre os assuntos envolvidos. Isso valoriza o "ver a resolução" como instrumento de aprendizagem.
Vejamos agora a questão 159 do Enem 2014, prova azul, a famosa questão do pomar:
Uma pessoa possui um espaço retangular de lados 11,5 m e 14 m no quintal de sua casa e pretende fazer um pomar doméstico de maçãs. Ao pesquisar sobre o plantio dessa fruta, descobriu que as mudas de maçã devem ser plantadas em covas com uma única muda e com espaçamento mínimo de 3 metros entre elas e entre elas e as laterais do terreno. Ela sabe que conseguirá plantar um número maior de mudas em seu pomar se dispuser as covas em filas alinhadas paralelamente ao lado de maior extensão.Essa questão deixou muitos alunos de cabelo em pé.
O número máximo de mudas que essa pessoa poderá plantar no espaço disponível é
A) 4.
B) 8.
C) 9.
D) 12.
E) 20.
Sem pensar muito, a resposta "6" é a primeira que vem a cabeça, equivalente a duas fileiras de 3 mudas cada. De forma muito acertada, não existe a opção "6" nas alternativas, pois não é objetivo dessa questão que o aluno erre sem refletir sobre o problema. Ao não encontrar "6", ele é levado a repensar a estratégia, o que é desejável.
Muitos alunos que optaram pelo chute marcaram a opção "8" (alternativa b), pois não sendo "6", o próximo número acima nas alternativas é "8" (note que quem pensou em "6" nunca marcaria a opção da alternativa a, "4"). A presença do "8" é outro acerto da questão, pois ele age como um escudo que evita que alunos acertem a questão pelo chute. A opção correta, "9", só aparece para quem estudar o problema e escolher uma estratégia de intercalar as mudas da 2ª fileira. Veja isso na resolução comentada no vídeo abaixo.
É uma excelente questão, com alternativas muito bem propostas, que cobra do aluno resolução de problemas, estratégias e raciocínio lógico, além de exigir elementos de geometria necessários à verificação das medidas envolvidas.
Essa e outras questões do Enem estão resolvidas no meu canal, nessa playlist. E os comentários estão à sua disposição para quaisquer manifestações, dúvidas, opiniões, críticas e sugestões. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, inscreva-se no meu canal do Youtube e curta Aulas do Prof. Eloy no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário