quinta-feira, 4 de junho de 2015

Caiu no Enem (parte 3)


Ver a resolução de questões costuma ser uma boa maneira de estudar. Eu recomendo que primeiramente o aluno leia atentamente a questão e reflita sobre como ele tentaria resolver, ou o que ele lembra sobre os assuntos envolvidos. Isso valoriza o "ver a resolução" como instrumento de aprendizagem.
Vejamos agora a questão 159 do Enem 2014, prova azul, a famosa questão do pomar:
Uma pessoa possui um espaço retangular de lados 11,5 m e 14 m no quintal de sua casa e pretende fazer um pomar doméstico de maçãs. Ao pesquisar sobre o plantio dessa fruta, descobriu que as mudas de maçã devem ser plantadas em covas com uma única muda e com espaçamento mínimo de 3 metros entre elas e entre elas e as laterais do terreno. Ela sabe que conseguirá plantar um número maior de mudas em seu pomar se dispuser as covas em filas alinhadas paralelamente ao lado de maior extensão.
O número máximo de mudas que essa pessoa poderá plantar no espaço disponível é
A) 4.
B) 8.
C) 9.
D) 12.
E) 20.
 Essa questão deixou muitos alunos de cabelo em pé.
Sem pensar muito, a resposta "6" é a primeira que vem a cabeça, equivalente a duas fileiras de 3 mudas cada. De forma muito acertada, não existe a opção "6" nas alternativas, pois não é objetivo dessa questão que o aluno erre sem refletir sobre o problema. Ao não encontrar "6", ele é levado a repensar a estratégia, o que é desejável.
Muitos alunos que optaram pelo chute marcaram a opção "8" (alternativa b), pois não sendo "6", o próximo número acima nas alternativas é "8" (note que quem pensou em "6" nunca marcaria a opção da alternativa a, "4"). A presença do "8" é outro acerto da questão, pois ele age como um escudo que evita que alunos acertem a questão pelo chute. A opção correta, "9", só aparece para quem estudar o problema e escolher uma estratégia de intercalar as mudas da 2ª fileira. Veja isso na resolução comentada no vídeo abaixo.

É uma excelente questão, com alternativas muito bem propostas, que cobra do aluno resolução de problemas, estratégias e raciocínio lógico, além de exigir elementos de geometria necessários à verificação das medidas envolvidas.
Essa e outras questões do Enem estão resolvidas no meu canal, nessa playlist. E os comentários estão à sua disposição para quaisquer manifestações, dúvidas, opiniões, críticas e sugestões. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, inscreva-se no meu canal do Youtube e curta Aulas do Prof. Eloy no facebook.

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