sábado, 18 de abril de 2015

A polêmica do bêbado.

Hoje deparei-me com um vídeo sobre um daqueles probleminhas que, pelo jeito, é meio famoso. Eu confesso que não conhecia, ou pelo menos, não lembro de ter tido contato com ele. O enunciado é o seguinte:
Um bêbado disse: "Se ontem fosse amanhã, hoje seria sexta-feira." Em que dia da semana o bêbado falou isso?
O vídeo trazia duas interpretações para o problema, linkava um outro vídeo, que dava as mesmas duas interpretações, e ambos traziam nos comentários discussões de pessoas defendendo uma, outra ou ambas interpretações. Claramente, não há consenso.

Confesso que, quando se vê as explicações que induzem às duas interpretações, ambas realmente parecem fazer sentido! Mas, na minha opinião, há apenas uma interpretação correta. Quando se diz: "Se ontem fosse amanhã", estamos adiantando o tempo em dois dias. Isso é muito importante, pois é a chave para a resposta.


E, uma vez que estamos adiantando o tempo em dois dias, a afirmação "hoje seria sexta-feira" significa que daqui dois dias será sexta-feira. Então, o bêbado disse a frase na quarta-feira. Fim do problema, e única resposta correta.

A dupla interpretação ocorre quando se interpreta "se ontem fosse amanhã" como se fosse equivalente a  "se amanhã fosse ontem". Insisto: Não são equivalentes! A frase "se ontem fosse amanhã" indica um avanço no tempo e "se amanhã fosse ontem" indica um retrocesso no tempo. Retrocedendo dois dias, o bêbado teria dito a frase no domingo (resposta defendida por muitos), pois dois dias antes teria sido sexta.

É isso ai! Espero ter ajudado e caso deseje, deixe sua opinião nos comentários!

Observação: Para ajudar na sua interpretação sobre o avanço e o retrocesso no tempo, reflita sobre o seguinte: quantas vezes, num final de domingo, ouvimos alguém dizer "pena que hoje não é ontem....", lamentando que o fim de semana está terminando e dando a entender que ele queria que se fosse possível retroceder no tempo para aproveitar novamente o fim de semana. Da mesma forma, na quinta-feira é comum alguém dizer: "Se hoje fosse amanhã....", imaginando um imaginário avanço no tempo para que o fim de semana chegasse mais rápido.

Foto do topo: .deeneg/Flickr

Se você gostou, compartilhe com seus amigos, inscreva-se no meu canal do Youtube e curta Aulas do Prof. Eloy no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Disqus for Aulas do Prof. Eloy