segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Caiu na Unifesp (parte 2)

Ver a resolução de questões costuma ser uma boa maneira de estudar. Eu recomendo que antes, o aluno leia atentamente a questão e reflita como ele tentaria resolver, ou o que lembra sobre os assuntos envolvidos. Isso valoriza o "ver a resolução" como instrumento de aprendizagem. Mesmo a resolução de questões que sabemos resolver tem o seu mérito: aprender novos modos de abordar um determinado assunto, ou diferentes estratégias para chegar no objetivo desejado.

Hoje vamos estudar a questão 16 da prova de conhecimentos gerais da Unifesp 2014:

O carro modelo flex de Cláudia, que estava com o tanque vazio, foi totalmente abastecido com 20% de gasolina comum e 80% de etanol. Quando o tanque estava com o combustível em 40% de sua capacidade, Cláudia retornou ao posto para reabastecimento e completou o tanque apenas com gasolina comum.

a) Após o reabastecimento, qual a porcentagem de gasolina comum no tanque?
b) No primeiro abastecimento, o preço do litro de gasolina comum no posto superava o de etanol em 50% e, na ocasião do reabastecimento, apenas em 40%. Sabe-se que houve 10% de aumento no preço do litro de etanol, do primeiro para o segundo abastecimento, o que fez com que o preço da gasolina comum superasse o do etanol em R$ 0,704 na ocasião do reabastecimento. Calcule o preço do litro de gasolina comum na ocasião do primeiro abastecimento.

É uma questão relativamente tradicional que envolve porcentagem e matemática financeira, tendo como pano de fundo os motores flex. Essas questões de álcool/gasolina/motor flex costumam me irritar pela mesmice, mas essa de certo modo saiu do padrão desempenho e focou mais nas relações entre as grandezas. Ficou uma ótima questão para verificar o conhecimento dos alunos sobre porcentagem, transitando entre as duas maneiras de comparar grandezas. No item (a), aparece a porcentagem como parte de um todo, e no item (b), aparecem as comparações do tipo "maior que" e "menor que", que costumam dar problema aos alunos menos preparados. 
Acompanhe a resolução comentada da questão 16 na videoaula abaixo:

Os comentários estão à sua disposição. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, inscreva-se no meu canal do Youtube e curta Aulas do Prof. Eloy no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Disqus for Aulas do Prof. Eloy