terça-feira, 11 de novembro de 2014

Caiu no Enem (parte 2)

Ver a resolução de questões costuma ser uma boa maneira de estudar. Eu recomendo que antes, o aluno leia atentamente a questão e reflita como ele tentaria resolver, ou o que lembra sobre os assuntos envolvidos. Isso valoriza o "ver a resolução" como instrumento de aprendizagem.
Vejamos a questão 157 do Enem 2009, prova azul:

Uma empresa que fabrica esferas de aço, de 6 cm de raio, utiliza caixas de madeira, na forma de um cubo, para transportá-las.

Sabendo que a capacidade da caixa é de 13.824 cm³, então o número máximo de esferas que podem ser transportadas em uma caixa é igual a
a) 4
b) 8
c) 16
d) 24
e) 32

Essa é uma questão difícil (proficiência 872,6, ou seja, altíssima) pois a maioria dos vestibulandos estabelece uma estratégia errada: Ele calcula o volume da esfera e compara com o do cubo, determinando quantas vezes um cabe no outro. O resultado disso, que é próximo de 15, leva o aluno a marcar incorretamente a alternativa C, "16".
O problema é que essa estratégia não leva em conta que o empilhamento de esferas deixa muitos espaços vazios. Portanto, não é a estratégia indicada para o que foi pedido.
Veja a resolução dessa questão na videoaula abaixo.

Gostou? tem dúvida? Os comentários estão abertos, deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Disqus for Aulas do Prof. Eloy