domingo, 9 de novembro de 2014

Caiu no Enem (parte 1)

Ver a resolução de questões costuma ser uma boa maneira de estudar. Eu recomendo que antes, o aluno leia atentamente a questão e reflita como ele tentaria resolver, ou o que lembra sobre os assuntos envolvidos. Isso valoriza o "ver a resolução" como instrumento de aprendizagem.
Vejamos a questão 174 do Enem 2013, prova amarela:

(Enem 2013) A cerâmica constitui-se em um artefato bastante presente na história da humanidade. Uma de suas várias propriedades é a retração (contração), que consiste na evaporação da água existente em um conjunto ou bloco cerâmico quando submetido a uma determinada temperatura elevada. Essa elevação de temperatura, que ocorre durante o processo de cozimento, causa uma redução de até 20% nas dimensões lineares de uma peça.

Suponha que uma peça, quando moldada em argila, possuía uma base retangular cujos lados mediam 30 cm e 15 cm. Após o cozimento, esses lados foram reduzidos em 20%. Em relação à área original, a área da base dessa peça, após o cozimento, ficou reduzida em
a) 4%.
b) 20%.
c) 36%.
d) 64%.
e) 96%.

Essa é uma questão interessante, que contém elementos que permitem vários tipos de resolução. O que diferencia um do outro é o tempo empregado em cada uma, bem como o conhecimento exigido. Em geral, quanto mais conhecimento, menos "braço". Acompanhe duas maneiras de resolver essa questão no video abaixo:

Se você gostou, compartilhe. E os comentários estão à sua disposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Disqus for Aulas do Prof. Eloy