sábado, 18 de outubro de 2014

Pode Cair no Enem (parte 15)

Perdeu as questões anteriores? Veja-as aqui!

Questão PCE 015


Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos que estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.

VD é a sigla que resume Valores Diários, ou seja, as quantidades de nutrientes que as pessoas devem consumir para ter uma alimentação saudável, em uma dieta de 2000 calorias. Para cada nutriente, o Valor Diário é diferente, pois cada um tem um papel na alimentação e deve ser consumido numa quantidade específica. O percentual do VD (que aparece como %VD nas tabelas) é o quanto aquela porção de alimento contribui para atingir a necessidade diária daquele nutriente.
As recomendações da ANVISA de VD dos nutrientes da tabela nutricional foram estabelecidas segundo os Valores Diários de Referência (VDRs) para carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, e seguindo os valores da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para vitaminas e minerais.

De acordo com o rótulo acima, é possível estimar que os VD para gordura saturada, proteínas e carboidratos, são, respectivamente:

a) 21g, 55g e 190g
b) 0,21g, 78g e 114g
c) 21g, 78g e 317g
d) 0,21g 55g e 114g
e) 21g, 78g e 190g

Resolução



Gostou? compartilhe! Dúvidas? pergunte nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Disqus for Aulas do Prof. Eloy