Quando somos apresentados a uma fórmula "nova", o cérebro reage a ela de uma forma específica que faz com que ela seja esquecida se não for usada/praticada. Acontece que o conceito de "tirar a média" não é algo novo! Ou pelo menos, não deveria ser.
Desde que entramos na escola, e começamos a ter duas provas por bimestre, que a criança aprende a calcular "quanto precisa pra ficar com média" ou "qual será minha média". Não há, na minha visão, motivo para que a determinação do ponto médio de um segmento seja visto como uma fórmula "nova". Isso é totalmente contraproducente para o aluno e para a qualidade do ensino.
Basta saber que ponto médio M de um segmento AB é a média dos dois pontos A e B, extremidades do segmento AB. Em outras palavras, \[ M=\frac { A+B }{ 2 } \]
E no caso do baricentro G de um triângulo ABC, ele também é a média dos três pontos A, B e C, vértices do triângulo ABC. Em outras palavras, \[ G=\frac { A+B+C }{ 3 } \]
Assista à aula 2 para consolidar esses conceitos.
Editado (04/10/14): Pratique o que foi aprendido nessa aula com uma lista de exercícios especialmente preparada para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário